domingo, 16 de maio de 2010

Projeto III / 2010 - Lote para a elaboração do Trabalho 02

Alunos, segue o lote a ser utilizado para a elaboração do nosso segundo projeto. A área está situada à confluência da Rua Boaventura da Silva (lado maior) com a Travessa Quintino Bocaiúva (lado menor), e, para o exercício projetual, considerem que o terreno é plano e regular.

domingo, 9 de maio de 2010

ProjetoIII/2010 Trabalho 02 - Revenda de Veículos - Programa Básico de Necessidades

A loja de revenda de veículos a ser projetada terá como objetivo a comercialização de automóveis e motocicletas usados, destinados ao público em geral. Funcionará em horário ininterrupto, das 9:00h às 19:00h e lá trabalharão, aproximadamente, 18 funcionários de acordo com a estrutura descrita abaixo. A capacidade de comercialização, ou seja, o número de veículos a serem negociados simultaneamente dependerá da natureza do espaço proposto.
A boa funcionalidade do futuro prédio será condição essencial para o sucesso do empreendimento e o correto inter-relacionamento entre seus setores, divididos em PÚBLICO, ADMINISTRATIVO e SERVIÇOS, não poderá ser negligenciado. Esses setores deverão funcionar de forma independente, sem que haja conflitos de fluxos de circulação nem interferência de funções, e serão constituídos dos seguintes ambientes:

- SETOR PÚBLICO:

- SALÃO DE VENDAS
É o principal compartimento da edificação. Deverá ser acessado pelo público diretamente do exterior, e possuirá basicamente três ambientes: a área de exposição e vendas, a ilha de atendimento e a sala de espera.
A área de exposição e vendas deverá ser um ambiente amplo, bem iluminado, onde os veículos ficarão à mostra para suas negociações. Deverá ser dimensionado de maneira que os clientes possam ter o máximo de conforto para transitar e observar os veículos expostos.
A ilha de atendimento será constituída de pontos de apoio para os vendedores realizarem os negócios. Serão postos de trabalho abertos, dotados de mesa com computador e cadeiras para interlocutores. Sua posição deverá ser estratégica, sendo seus postos concentrados em um só local ou distribuídos pelo salão, conforme a concepção proposta.
A sala de espera deverá ser um local dotado de um ou dois conjuntos de sofás, mesas de centro e/ou canto para apoio, e aparelhos eletrônicos de entretenimento e informação (televisor, vídeo-cassete, DVD Player, etc).
O Salão poderá possuir climatização artificial ou natural. Deverá oferecer segurança aos veículos em exposição quando a loja estiver fechada e sua concepção deverá possibilitar máxima visibilidade possível para que seus objetos de comercialização possam ser vistos da rua.

-SALA DOS DESPACHANTES E CORRETORES
Ambiente destinado a apoio para as atividades de licenciamento e legalização dos veículos, aquisição de seguros e outros serviços correlatos. Será uma sala para quatro despachantes e/ou corretores, cada um trabalhando em uma mesa com computador e cadeiras para interlocutores.

-GERÊNCIA
A Gerência será uma sala na qual trabalhará o gerente da loja. Possuirá uma mesa com computador, e cadeiras para interlocutores. A sala ainda poderá possuir um pequeno sofá, se assim o projeto definir.

- SANITÁRIOS PÚBLICOS
Haverá sanitários (2) dotados de uma bacia e um lavatório, destinados aos clientes. Seu posicionamento possibilitará acesso direto do salão, sem que seja violada a privacidade se seus usuários.

- SETOR ADMINISTRATIVO:

- ESCRITÓRIO ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO
É o ambiente no qual trabalharão três pessoas que cuidam da administração geral da loja, no que diz respeito à manutenção do prédio, gerenciamento de pessoal, cadastro de clientes, etc. Cada um trabalhará em uma mesa com um computador, e terá à sua disposição um armário baixo de três portas. Além desses móveis, haverá, também, um armário alto de seis portas para uso comum. Esse ambiente terá climatização artificial.

- INFORMÁTICA
Ambiente onde estarão três computadores que atuam como servidores de rede, dados e internet da empresa. Nesse local trabalharão duas pessoas, que possuirão à sua disposição equipamentos periféricos, também (impressoras etc), além de armário baixo de seis portas. A climatização artificial é imperativa para o bom funcionamento das máquinas.

- ESCRITÓRIO EXECUTIVO
É o compartimento onde será desenvolvida a direção geral da loja. Esse cargo, no nosso caso, será ocupado pelo proprietário da empresa, o qual possuirá em sua sala uma mesa de trabalho, uma mesa com um computador e uma pequena mesa redonda de reuniões para 6 lugares, além de um armário baixo de três portas. Esse ambiente possuirá um lavabo privativo, dotado de bacia, lavatório e um chuveiro. Também será climatizado artificialmente.

- ESPERA
Na sala de espera dos escritórios trabalhará a secretária geral que, além de receber e drenar os eventuais visitantes, poderá fazer serviços de digitação de interesse da empresa. Para isso, terá à sua disposição uma mesa com um computador e ficará posicionada em ambiente não necessariamente fechado, dotado de dois pequenos sofás de dois lugares cada.

- TELEFONISTA
A (o) telefonista ficará posicionada em uma sala igualmente climatizada, onde trabalhará não só com uma central telefônica como também com um computador de onde extrairá informações para solicitações externas.

- REUNIÕES/TREINAMENTO
Local destinado a reuniões e treinamento de pessoal. Climatizado artificialmente, esse ambiente deverá ter capacidade para 20 lugares, com mobiliário flexível para possibilitar os diversos usos previstos para o ambiente.

- SETOR DE SERVIÇOS:

- COPA
Será o local de apoio físico para a alimentação dos funcionários. Possuirá uma geladeira e um balcão com dimensões suficientes para uma cafeteira pequena, um forno de microondas, uma cuba inox e espaço livre para quatro pessoas fazerem refeições rápidas. As partes superiores e inferiores do referido balcão poderão ser utilizadas como depósito para materiais de limpeza, materiais descartáveis e outros utensílios afins.

- DEPÓSITO
Local onde serão armazenados materiais de natureza diversa.

- SANITÁRIOS PARA FUNCIONÁRIOS
Os dois sanitários destinados aos funcionários serão compostos cada um por dois boxes fechados, um para chuveiro e outro para bacia, dois lavatórios e área para vestiário com armários metálicos de seis lugares. O sanitário masculino possuirá, também, um mictório individual.

- LIXO
Esse ambiente é, acima de tudo, uma exigência legal. Destina-se ao armazenamento dos resíduos sólidos até o momento de sua coleta pelo serviço público e será ligado diretamente ao exterior da edificação.

-DIQUE DE LAVAGEM
Local externo ao prédio, no qual os carros a serem comercializados serão lavados antes de irem à exposição. Contíguo ao dique, deverá haver um espaço não necessariamente coberto, para que sejam efetuados a limpeza interna e o polimento dos carros.

A Loja deverá possuir acessos para público e para serviços totalmente distintos e independentes, para que possam ser utilizados de forma simultânea sem nenhum tipo de prejuízo para eles.
O dimensionamento dos estacionamentos, tanto para público quanto para serviços, deverão seguir a Lei Municipal vigente. É desejo do proprietário, entretanto, que haja uma vaga privativa separada das vagas públicas.
Apesar de que a maioria dos ambientes será climatizada artificialmente, o conforto ambiental térmico deverá ser um dos principais determinantes projetuais, já que fazer o sistema de condicionamento de ar funcionar sem excessivos gastos de energia é também parte fundamental do planejamento financeiro da empresa.
Especial atenção deverá ser dada à adequação da edificação para o uso de portadores de necessidades especiais, eventualmente integrantes do quadro de funcionários da empresa ou de seu público consumidor. Estacionamentos, acessos, circulações, sanitários e demais espaços não poderão oferecer obstáculos nesse aspecto.
O cliente deseja que o programa seja desenvolvido em dois níveis para melhor aproveitamento do espaço do lote. Quanto ao aspecto externo da edificação, a única recomendação é de que haja espaço para programação visual, legível o máximo possível, mas que seja tratada de forma a não se destacar mais do que as formas arquitetônicas do futuro prédio.

É importante observar que a Lei do Uso do Solo em vigor na cidade deverá ser rigorosamente obedecida.

Projeto III - 2010. Instruções para a entrega dos trabalhos.

Alunos, deverão ser entregues os seguintes desenhos, arrumados em pranchas, todos cotados e especificados interna e externamente:

- Planta Baixa (escala 1:50);
- Planta Baixa com Lay-out (escala 1:50);
- Planta de Cobertura (escala 1:50);
- 4 cortes (escala 1:50);
- 4 fachadas (escala 1:50);
- Planta de locação e situação (escala 1:200);
- Maquete eletrônica.

Todo o trabalho poderá ser entregue em arquivos eletrônicos, inclusive a maquete. Não há necessidade de plotagem, basta entregar um CD ou DVD com o material. Para aqueles que preferirem entregar o trabalho desenhado à mão, o produto é o mesmo, à exceção da maquete eletrônica, a qual deverá ser substituída por 2 perspectivas externas, com diferentes pontos de observação.

Lembrem-se que o dia limite para a entrega do trabalho será na segunda-feira, dia 17 de maio de 2010, na aula de projeto.