O Centro de Informações Turísticas (CIT) a ser projetado é uma edificação cuja função primordial é o fornecimento de informações sobre a localidade na qual está instalada. Sua clientela principal é o turista, o qual o procura em busca de apoio para visitações de natureza geral. É comum, também, que, ao lado da prestação de auxílio ao conhecimento do lugar, ali se possam adquirir pacotes turísticos diversos, ingressos para eventos e pontos com acesso pago, bem como fazer reservas em meios de hospedagem.
As atividades do CIT deverão ser desenvolvidas em local coberto, fechado, dotado de um salão principal com espaço para balcão de atendimento, no qual trabalharão duas pessoas, cada uma servida por um computador. Mapas, guias, revistas e outros impressos estarão à disposição dos usuários em estantes para retirada gratuita e direta. O dimensionamento do salão necessita considerar a eventual formação de filas em horários de pico, admitindo-se que possa abrigar, no máximo, grupos de 10 indivíduos em seu interior.
Além do salão principal, o CIT terá dois sanitários individuais (masculino e feminino) para uso do público e dos funcionários, um pequeno depósito, e uma copa com espaço para bebedouro, bancada com pia e um frigobar.
O CIT funcionará das 9:00 às 17:00, sem intervalo para o almoço.
Especial atenção deverá ser dada à adequação da edificação ao uso de pessoas com deficiências, não apenas do público usuário, mas também eventualmente do quadro de funcionários.
Não há qualquer restrição a formas, ou ao emprego de materiais ou processos construtivos, desde que se assegure a viabilidade de suas aplicações.
O uso da edificação deverá ser facilmente identificado a partir do entorno.
O local a ser utilizado para o exercício projetual é o calçadão da Avenida Portugal, entre as ruas João Alfredo e Treze de Maio.
Sites de referência:
Nenhum comentário:
Postar um comentário