A edificação a ser projetada terá como objetivo abrigar um
centro de educação ambiental para a cidade de Belém, Pará. Instituições dessa
natureza são espaços destinados, fundamentalmente, à disseminação de
processo e prática de educação ambiental. Há, segundo a Rede Brasileira de Centros de Educação Ambiental – Rede
CEAs, diversos tipos de centros, com diferentes objetivos específicos e
variadas propostas de atuação (ver http://www.redeceas.esalq.usp.br/tipologia.htm). O exercício projetual aqui submetido
tratará de um CEA Classe 1, de vocação conservacionista, destinado à
sensibilização e reflexão dos problemas ambientais.
O público alvo do CEA
será o alunado das redes pública e privada, de ensino fundamental e médio. A
principal proposta pedagógica é reunir, diariamente, turmas de visitantes com 50
alunos para cumprir jornada ininterrupta de 10 horas de atividades que envolvem
palestras, seminários, pesquisas, oficinas, experiências, encontros, visitas
orientadas, trilhas ecológicas, jogos de compartilhamento com a natureza, exposição
interativa, e alimentação, entre outras.
A boa funcionalidade do futuro prédio
será condição essencial
para o sucesso
do empreendimento e o correto inter-relacionamento entre
seus setores ,
divididos em ADMINISTRATIVO, PEDAGÓGICO, APOIO
e SERVIÇOS ,
não poderá ser
negligenciado. Esses setores deverão funcionar
de forma independente ,
sem que
haja conflitos de fluxos
de circulação nem
interferência de funções ,
e serão constituídos dos seguintes ambientes :
- SETOR ADMINISTRATIVO:
- RECEPÇÃO
Compartimento destinado ao controle
de entrada e saída do centro. Ali trabalharão, a cada turno, 1 ou 2 pessoas,
exercendo suas atividades em um balcão de atendimento. Nesse local funcionará,
também, uma ambiente de espera para 10 visitantes. Será, ainda, um ponto de
informações gerais sobre o centro.
- SECRETARIA
Ambiente no
qual trabalharão 2 pessoas
que cuidam da administração
geral do centro, no que
diz respeito ao agendamento e cadastro de visitantes, gerenciamento
de pessoal , manutenção
do prédio etc. Cada
um trabalhará em
uma mesa com
um computador ,
e terá à sua disposição
um armário
baixo de três
portas . Além
desses móveis , haverá, também , um armário alto de
seis portas
para uso
comum .
- DEPÓSITO DE MATERIAL DE EXPEDIENTE
Local para guarda de materiais de uso
cotidiano, sobretudo aqueles empregados pelas atividades realizadas na
secretaria. Ali serão armazenados papéis, canetas e afins, além de materiais e
utensílios de informática também. Eventualmente poderá ser usado como arquivo
para documentos de necessária manutenção, porém de importância relativa para o
funcionamento do centro. Estantes abertas e armários são os móveis que compõem
o compartimento aqui tratado.
-SALA DA DIREÇÃO
Sala destinada à direção do centro, na
qual trabalhará uma pessoa. Além do posto de trabalho (uma mesa com computador
e espaço para impressora e outros periféricos), ali deverá existir uma pequena
mesa de reuniões, uma armário alto com 4 portas, uma poltrona e um sofá de dois
lugares.
- LAVABO DA DIREÇÃO
Sanitário privativo, dotado de uma
bacia e um lavatório. Deverá ser acessado exclusivamente através da sala da
direção.
-SANITÁRIOS PARA PROFESSORES/MONITORES
Sanitários separados para cada gênero
(masculino e feminino), dotados de uma bacia e um lavatório, destinados aos professores/monitores.
Seus posicionamentos deverão possibilitar acesso
facilitado de todos os ambientes frequentados pelos usuários, sem que sejam
violadas suas privacidades.
- SETOR PEDAGÓGICO:
-SALA DE AULA/AUDITÓRIO
Sala com capacidade para 50 lugares,
além de espaço para professores e monitores. Seu mobiliário deverá permitir
diferentes arrumações para possibilitar a realização de variadas dinâmicas de
grupo. Ali poderá haver, por exemplo, aulas teóricas, palestras e discussões
coletivas, com a projeção de audiovisuais e demais outros recursos
característicos de eventos dessa natureza.
-LABORATÓRIO
Espaço destinado à realização de
experiências educativas. Será constituído de duas bancadas fixas centrais com
capacidade, cada uma, para o uso simultâneo de 27 pessoas. Deverá possuir,
também, bancadas periféricas com 4 cubas tipo cozinha, além de 5 metros
lineares de armários altos para guarda de objetos diversos.
-BIBLIOTECA
Biblioteca destinada, preferencialmente,
aos participantes dos eventos promovidos pelo centro, nos quais serão
desenvolvidas, dentre outras, atividades de pesquisa. A área reservada para o
acervo (analógico e digital), deverá possuir, pelo menos, 10 metros lineares de
estantes com configuração variada. O local para consultas deverá possuir
capacidade para receber uma turma inteira de visitantes (50 pessoas), os quais
terão às suas disposições mesas para consultas e 25 terminais de computadores.
Além dos ambientes para o acervo e as consultas, a biblioteca terá, ainda, uma
pequena sala para o(a) bibliotecário(a), dotada de mesa de trabalho com
computador.
-SALA DOS PROFESSORES/MONITORES
Local no qual serão planejadas e
discutidas as atividades específicas do centro. O ambiente terá a configuração
de uma sala de reuniões, com mesa para acomodar 12 pessoas, além de armário
alto com 4 portas.
-SANITÁRIOS DOS VISITANTES
Sanitários, separados para cada gênero
(masculino e feminino), dotados de chuveiros, bacias ,
lavatórios e mictórios ,
destinados aos visitantes. Seus posicionamentos deverão possibilitar acesso facilitado de todos os ambientes frequentados
pelos visitantes, sem que seja violada a privacidade
de seus usuários .
Seus dimensionamentos
deverão seguir a legislação
municipal em vigor.
- SETOR DE
APOIO:
-REFEITÓRIO
Local destinado à
realização das refeições que fazem parte dos eventos promovidos pelo centro.
Terá capacidade para 60 comensais acomodados em mesas coletivas.
- COZINHA
Cozinha destinada à
produção de refeições leves, e, também, ao apoio do cotidiano do trabalho administrativo
da instituição. O almoço servido nos eventos será preparado fora do centro,
ficando a cargo dessa cozinha apenas o seu recebimento e a sua distribuição. Assim
sendo, o ambiente terá bancadas para organização dos pratos e lavagens em
geral, além de utensílios básicos como fogão, forno de micro-ondas, cafeteiras,
bebedouros de garrafão de água, geladeiras e freezers. As partes superiores e
inferiores das referidas bancadas poderão ser utilizadas como depósito para
materiais de limpeza, materiais descartáveis e outros utensílios afins.
-DESPENSA
Caso
seja considerado necessário, poderá haver uma pequena despensa para guarda de
alimentos leves, consumidos sobretudo no apoio ao desenvolvimento de atividades
administrativas do centro.
-SALA DE DESCANSO
Espaço destinado a funcionar como área
de convivência, repouso e lazer para os visitantes. Ali deverá haver
televisores, sofás e mesas de jogos diversos, por exemplo.
- SETOR DE
SERVIÇOS:
-DEPÓSITO
Local onde serão armazenados materiais
de natureza diversa (limpeza etc).
-ÁREA DE SERVIÇO
Ambiente destinado
a serviços de natureza diversa, dotado de tanque duplo, máquina de lavar e
secar roupas, bancada de trabalho com 2 metros de comprimento, além de espaço
para atividades de manutenção em geral.
-SANITÁRIOS DE FUNCIONÁRIOS
Sanitários,
destinados aos funcionários, separados
para cada gênero (masculino e feminino), compostos
cada um
por dois boxes
fechados, um para
chuveiro e outro para
bacia , dois lavatórios
e área para vestiário com armários metálicos
de dois lugares . O sanitário
masculino possuirá, também ,
um mictório individual .
-LIXO
Esse ambiente é, acima de tudo, uma
exigência legal. Destina-se ao armazenamento dos resíduos sólidos até o momento
de sua coleta pelo serviço público e será ligado diretamente ao exterior da
edificação.
O centro deverá possuir acessos para
público/visitantes e para serviços totalmente distintos e independentes, para
que possam ser utilizados de forma simultânea sem nenhum tipo de prejuízo para
eles.
O
dimensionamento dos estacionamentos, tanto para público quanto para serviços,
deverá seguir a Lei Municipal vigente.
Apesar de
que alguns ambientes serão, de forma inevitável, climatizados artificialmente,
o conforto ambiental térmico deverá ser um dos principais determinantes
projetuais, já que fazer o sistema de condicionamento de ar funcionar sem
excessivos gastos de energia é parte fundamental da filosofia da instituição e
dos ensinamentos que ali professa.
Especial
atenção deverá ser dada à adequação da edificação para seu uso por pessoas com
deficiência física, eventualmente integrantes do quadro de funcionários do centro
ou de seus visitantes. Estacionamentos, acessos, circulações, sanitários e
demais espaços não poderão oferecer obstáculos nesse aspecto.
O programa deverá
ser desenvolvido em dois pavimentos, não havendo necessidade do uso de sistemas
mecânicos de circulação vertical, além daqueles obrigatórios para atender às
pessoas com deficiência física.
A feição
externa da edificação deverá ser expressiva, pois terá papel fundamental como manifesto
da espírito da instituição que abriga. O uso de telhas cerâmicas é obrigatório.
É
importante observar que a Lei do Uso do Solo em vigor na cidade deverá ser
rigorosamente obedecida.
Abaixo, quadro resumo do enquadramento do projeto do CEA na Lei do
Uso do Solo de Belém.
Clique aqui para acessar e fazer o download dos slides com o passo-a-passo do enquadramento acima resumido.
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