Alunos, os sanitários do restaurante devem ser calculados tomando-se como referência a Lei Nº 7.400, de 25 de janeiro de 1988, a qual dispõe sobre as edificações no Município de Belém e dá outras providências.
Na referida Lei, ver:
Art. 51. As edificações destinadas às atividades comerciais, além de atenderem às exigências da presente lei e das demais disposições que lhes forem aplicáveis, deverão:
III – ter sanitários separados para cada sexo, calculados na razão de um sanitário para cada 300m2 (trezentos metros quadrados) de área útil.
Estimando-se que nosso restaurante possua área entre 600 e 900 m2, a lei em questão determina que, no mínimo, dotemos a edificação de 3 conjuntos de bacias e lavatórios para cada sexo, incluindo-se público e funcionários.
Para nosso projeto, entretanto, recomendo que vocês pré-dimensionem os sanitários públicos com quatro conjuntos para cada sexo, incluindo-se aqueles destinados a portadores de necessidades especiais (PNE).
Quanto aos sanitários destinados a funcionários, recomendo que possuam três conjuntos de bacia e lavatório, e três boxes com chuveiros para cada sexo, incluindo-se aqueles destinados aos PNE. Cada um desses ambientes deverá, ainda, possuir espaço para 15 armários (0,35 x 0,70 x 0,45 – largura, altura e profundidade), destinados a guarda de pertences dos funcionários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário