quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Projeto III / 2022 (PL3) - Tema Único: Academia de Ginástica - Orientações para a entrega do trabalho

Discentes, deverá ser entregue, até as 23:59h do dia 21 de dezembro de 2022 (quarta-feira), o seguinte material:

  • Plantas baixas de todos os pavimentos da edificação. Esses desenhos, apresentados em escala 1:50, deverão ser identificados, e conter cotas, nomes dos ambientes, áreas, níveis, especificações de acabamento internos, e dimensionamento de vãos, além das linhas de corte e setas de identificação de fachadas;
  • Plantas baixas com layout de todos os pavimentos da edificação. Esses desenhos, apresentados em escala 1:50, deverão ser identificados, e conter os nomes dos ambientes, além das linhas de corte e setas de identificação de fachadas;
  • Três (3) cortes, passando em pontos nos quais se elucide a solução projetual, sendo um deles obrigatoriamente na escada. Esses desenhos, apresentados em escala 1:50, deverão ser identificados, e conter cotas, nomes dos ambientes e níveis, especificação de elementos construtivos relevantes, além das linhas de corte;
  • Quatro (4) fachadas. Esses desenhos, apresentados em escala 1:50, deverão ser identificados, e conter as indicações das fachadas, e as especificações dos elementos e acabamentos externos, além das linhas de corte;
  • Planta de cobertura. Esse desenho, apresentado em escala 1:50, deverá ser identificado, e conter cotas, especificações de tipos de telhas e demais elementos construtivos relevantes, além das linhas de corte e setas de identificação de fachadas;
  • Planta de estrutura de sustentação da cobertura. Esse desenho, apresentado em escala 1:50, deverá ser identificado, e conter cotas, especificações das principais peças estruturais e demais elementos construtivos relevantes, além das linhas de corte e setas de identificação de fachadas;
  • Planta de locação da edificação, apresentada em escala 1:200, mostrando a planta baixa do pavimento térreo, contendo informações quanto ao posicionamento cotado do prédio no lote, representando-se caminhamentos, estacionamentos e áreas verdes;
  • Planta de situação, apresentada em escala de livre escolha, contendo o posicionamento do lote na malha urbana juntamente com sua orientação;
  • Modelo eletrônico 3D da edificação, contendo os principais elementos constituintes (lote integral, sistema viário lindeiro, caminhamentos, estacionamentos e áreas verdes, pisos, paredes externas, portas e janelas, além dos planos da cobertura e sua estrutura de sustentação).
Todos os desenhos deverão estar em pranchas técnicas, constituídas de margem e legenda.

O trabalho deverá ser entregue por e-mail, em mídia digital, com as pranchas integrando um arquivo único de formato PDF, e o modelo eletrônico 3D em arquivo de formato SKP (tamanho máximo 10 MB). Todos os nomes dos arquivos deverão, obrigatoriamente, constituir-se do nome dos discentes.

O trabalho será avaliado conforme os itens da planilha abaixo.



quarta-feira, 29 de junho de 2022

Projeto II / 2022 (PL2) - Tema 02: Casa Térrea - Instruções para entrega do trabalho

Alunas e alunos, deverão ser entregues os seguintes desenhos, arrumados em pranchas, todos cotados e especificados interna e externamente: 

- Planta Baixa (escala 1:50); 
- Planta Baixa com Lay-out (escala 1:50); 
- Planta de Cobertura (escala 1:50); 
- Planta de estrutura de sustentação da cobertura (escala 1:50); 
- 2 cortes (escala 1:50); 
- 4 fachadas (escala 1:50); 
- Planta de locação e situação (escala 1:200);
- Modelo eletrônico 3D em arquivo de formato SKP (tamanho máximo 10 MB) ou formato RVT.

Todo o trabalho deverá ser entregue na data combinada em sala de aula, em arquivo eletrônico de formato PDF, único, contendo todas as pranchas. 
Todos os nomes dos arquivos deverão, obrigatoriamente, constituir-se do nome da(o)s discentes.
Não há necessidade de plotagem, basta enviá-los por e-mail. 
Turma da tarde enviar para bassalo.projeto@gmail.com

O trabalho será avaliado conforme os itens da planilha abaixo.



domingo, 1 de maio de 2022

Projeto II / 2022 (PL2) - Tema 02: Casa Térrea

 Orientações para o exercício projetual...

Você deverá elaborar um projeto de uma casa destinada a um advogado que mora sozinho na cidade de Belém. Com 35 anos de idade, nascido em outro estado, trabalha 8 horas por dia em uma instituição pública, de onde é funcionário concursado. 

Amante das artes em geral e leitor compulsivo, o rapaz possui uma biblioteca com, aproximadamente, 3.000 volumes e, quando está em casa, passa o tempo estudando, assistindo televisão ou escutando música. Gosta, também, de cuidar de plantas e criar cães. 

Sua vida social é bastante restrita, e não costuma receber ninguém em sua residência. Seus pais, entretanto, que moram em sua cidade natal, o visitam com bastante freqüência, passando, nessas ocasiões, temporadas de, em média, uma semana. 

O advogado tem como contratada uma senhora que, a cada dois dias, faz a limpeza, cozinha, lava e passa as roupas. Normalmente apenas janta em casa, aquecendo e servindo, ele próprio, sua comida. Costuma ir a supermercados e feiras com bastante freqüência. Uma vez por mês um jardineiro é chamado para realizar trabalhos mais especializados no jardim. 

Possui um carro de modelo esportivo, no qual, por hábito, em alguns finais de semana, passa significativo tempo manuseando os acessórios. 

Não há, além do uso de telhas cerâmicas para a cobertura, nenhuma preferência quanto a formas ou materiais para a futura casa. Há, apenas, a exigência de que o projeto possibilite, ao máximo, o aproveitamento da ventilação e iluminação naturais. O orçamento é suficiente, porém restrito, e a casa deverá possuir configuração rigorosa, de modo que não se desperdicem espaços.

O terreno mede 20m x 40m, e é plano e regular.



quinta-feira, 28 de abril de 2022

Discurso para a formatura da Turma Arquitetos 2022 - UFPA

Estava com saudades de vocês, das nossas aulas, e, por conta disso, falarei ainda uma vez mais sobre arquitetura antes de lhes agradecer a homenagem que agora recebo. 
Nos últimos anos temos vivido momentos difíceis. A pandemia de Covid-19 nos colocou diante de situações inusitadas, e de muita irracionalidade também, inclusive no âmbito da arquitetura. Dentre fatos singulares por nós testemunhados, em nossa área, especulou-se o surgimento de uma “nova” arquitetura, a qual viria para manter as pessoas afastadas entre si, contrariando tudo aquilo que se deve buscar quando desenhamos espaços para a vida. 
Porém, quanto mais eu vivenciava esses estranhos tempos, menos eu pensava nessa tal “nova” arquitetura, a do distanciamento. Pensava eu, sim, na “velha” arquitetura, ancestral, aquela que nasceu com o homem objetivando protegê-lo, acima de tudo. Porque quando fomos obrigados, fugindo do contágio, a nos recolher em nossas casas, valores da arquitetura como manifestação cultural, expressão de tecnologia, testemunho histórico, anunciação de ideias, por exemplo, ficaram irrelevantes diante do seu papel de abrigo. Abrigo em seu mais amplo sentido, não apenas como teto físico, mas, sobretudo, como teto espiritual. 
A pandemia vai passar. A providência Divina, tenho fé, juntamente com as vacinas, irão vencê-la. E a razão primitiva da existência da arquitetura, que é a de abrigar, em todos os seus atos, a vida humana, terá, mais uma vez, comprovada a sua primordialidade. Portanto, ao projetarmos, antes de quaisquer propósitos, cuidemos do básico, do essencial, que é o provimento do amparo das pessoas. Essa é a nossa tarefa, nossa missão, e que Deus nos ajude a cumpri-la. 
Agradeço ao gesto nobre e ao carinho pelo qual vocês me permitiram participar dessa solenidade tão especial, agora. É uma honra, para mim, ladear seus paraninfos, que, aqui, representam todos os que lhes deram, nos limites do que poderiam, estejamos certos, as condições para que vocês concluíssem suas graduações. 
Também sou grato a vocês por tudo que aprendi durante nossa convivência. Não tenho dúvidas de que recebi mais lições do que penso haver ministrado. Compartilho, como não poderia deixar de ser, a generosa deferência que comigo tiveram, com todos os colegas professores e funcionários da FAU, e tomo a liberdade de o fazer na pessoa da Professora Gisa Bassalo, minha mulher, meu amor, da qual também sou aluno e admirador. 
Não esqueçamos, ainda, dos ex-professores da FAU, cujos ensinamentos até vocês chegaram em forma de herança, posto que somos, em alguma medida, produto de todos os que nos precederam. A eles também devemos gratidão pelo legado, e os homenageio nas figuras dos saudosos professores Paulo Cal, Jorge Derenji, Flávio Nassar e do meu mentor maior Cláudio Cativo, os quais deixaram, juntamente com aqueles, indeléveis marcas nas formações de todos nós. 
Muito obrigado.

JMCB - abril de 2022

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Projeto III / 2021 (PL3) - Tema Único: Albergue - Orientações para a entrega do trabalho

Discentes, deverá ser entregue, até as 23:59h do dia 8 de fevereiro de 2022 (terça-feira), o seguinte material:
  • Plantas baixas de todos os pavimentos da edificação. Esses desenhos, apresentados em escala 1:50, deverão ser identificados, e conter cotas, nomes dos ambientes, áreas, níveis, especificações de acabamento internos, e dimensionamento de vãos, além das linhas de corte e setas de identificação de fachadas;
  • Plantas baixas com layout de todos os pavimentos da edificação. Esses desenhos, apresentados em escala 1:50, deverão ser identificados, e conter os nomes dos ambientes, além das linhas de corte e setas de identificação de fachadas;
  • Três (3) cortes, passando em pontos nos quais se elucide a solução projetual, sendo um deles obrigatoriamente na escada. Esses desenhos, apresentados em escala 1:50, deverão ser identificados, e conter cotas, nomes dos ambientes e níveis, especificação de elementos construtivos relevantes, além das linhas de corte;
  • Quatro (4) fachadas. Esses desenhos, apresentados em escala 1:50, deverão ser identificados, e conter as indicações das fachadas, e as especificações dos elementos e acabamentos externos, além das linhas de corte;
  • Planta de cobertura. Esse desenho, apresentado em escala 1:50, deverá ser identificado, e conter cotas, especificações de tipos de telhas e demais elementos construtivos relevantes, além das linhas de corte e setas de identificação de fachadas;
  • Planta de estrutura de sustentação da cobertura. Esse desenho, apresentado em escala 1:50, deverá ser identificado, e conter cotas, especificações das principais peças estruturais e demais elementos construtivos relevantes, além das linhas de corte e setas de identificação de fachadas;
  • Planta de locação da edificação, apresentada em escala 1:200, mostrando a planta baixa do pavimento térreo, contendo informações quanto ao posicionamento cotado do prédio no lote, representando-se caminhamentos, estacionamentos e áreas verdes;
  • Planta de situação, apresentada em escala de livre escolha, contendo o posicionamento do lote na malha urbana juntamente com sua orientação;
  • Modelo eletrônico 3D da edificação, contendo os principais elementos constituintes (lote integral, sistema viário lindeiro, caminhamentos, estacionamentos e áreas verdes, pisos, paredes externas, portas e janelas, além dos planos da cobertura e sua estrutura de sustentação).
Todos os desenhos deverão estar em pranchas técnicas, constituídas de margem e legenda.

O trabalho deverá ser entregue por e-mail, em mídia digital, com as pranchas integrando um arquivo único de formato PDF, e o modelo eletrônico 3D em arquivo de formato SKP (tamanho máximo 10 MB). Todos os nomes dos arquivos deverão, obrigatoriamente, constituir-se do nome dos discentes.

O trabalho será avaliado conforme os itens da planilha abaixo.