quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Projeto II / 2019 - Tema 02: Casa Térrea - Instruções para a entrega e Planilha de Avaliação do trabalho

Alunos, deverá ser entregue, na data marcada, o seguinte material:
  • Planta baixa com lay-out, em escala 1:50, contendo cotas internas, nomes dos ambientes e suas respectivas áreas, conforme desenho abaixo. Nesse desenho deverão estar, também, informações quanto à locação cotada da edificação no lote, representando-se caminhamentos e áreas verdes. O desenho deverá estar contido em prancha técnica, constituída de margem e legenda;
  • Maquete eletrônica da edificação, contendo os principais elementos constituintes (lote integral, caminhamentos e áreas verdes, pisos, paredes internas e externas, portas e janelas, além dos planos da cobertura e sua estrutura de sustentação). 
O trabalho, conforme combinado em sala de aula, deverá ser entregue por e-mail, em mídia digital, com a prancha contendo a planta em arquivo único de formato PDF, e a maquete eletrônica em arquivo de formato SKP. Todos os arquivos deverão, obrigatoriamente, constituir-se do nome dos alunos.


O trabalho será avaliado conforme os itens da planilha abaixo.

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Projeto II / 2019 - Tema 01 - Ponto de Ônibus - Resultados

Imagens extraídas do material final do primeiro trabalho da disciplina Projeto II, entregue pelos alunos do segundo semestre da FAU-UFPA. Foi elaborado o Projeto Básico de um Ponto de Ônibus, concebido para o passeio de uma via na cidade de Belém.

Durante o exercício, discutiram-se, à medida em que as propostas surgiram e ganharam definição, os considerados essenciais aspectos que envolvem um projeto de arquitetura, tanto em sua concepção quanto em sua expressão gráfica, abordados, porém, com profundidade adequada ao nível do trabalho realizado. 

Assim, questões conceituais, legais, funcionais, ergométricas, construtivas, estruturais, infra-estruturais, estéticas, simbólicas, urbanísticas e ambientais, dentre outras e em ordem conveniente, foram tratadas ao longo das aulas nas quais os projetos foram elaborados. 

Ao final, ficaram prontos conjuntos de desenhos e maquetes eletrônicas para traduzir graficamente de forma suficiente e correta as propostas arquitetônicas, obrigatoriamente justificadas, a cada etapa, pelos alunos que as produziram.