segunda-feira, 9 de março de 2015

Projeto III / 2015 - Tema 01 - Boite

Orientações para o exercício projetual...

A boite a ser projetada terá como objetivo fundamental oferecer diversão dançante a uma clientela com faixa etária diversa. Funcionará preferencialmente em noites de fim de semana, podendo abrir excepcionalmente em outros dias, e terá capacidade máxima para 350 pessoas.
A boa funcionalidade do futuro prédio será condição essencial para o sucesso do empreendimento e o correto inter-relacionamento entre seus setores, divididos em PÚBLICO, ADMINISTRATIVO e SERVIÇOS, não poderá ser negligenciado. Esses setores deverão funcionar de forma independente, sem que haja conflitos de fluxos de circulação nem interferência de funções, e serão constituídos dos seguintes ambientes:

- SETOR PÚBLICO:
- VESTÍBULO
É o ambiente por onde se processam as operações de entrada e saída, de público, da casa. Ali trabalharão 4 funcionários que supervisionarão as referidas operações, e, ainda, fazendo o controle de entrada de armas.
Esse ambiente deverá possuir espaço suficiente para a eventual instalação de um detector de metais, e não deverá ter configuração de modo a possibilitar a visão do interior da edificação.
Área aproximada sugerida = 12 m²

- BALCÕES DE PAGAMENTOS
Locais onde serão realizados pagamentos à entrada (ingressos) e à saída (consumos) da boite. Essas operações, executadas por 4 pessoas, poderão ser processadas em ambientes únicos ou distintos, desde que não haja conflitos entre elas. Os compartimentos devem estar em local seguro, conectados tanto ao meio externo à edificação quanto ao seu setor administrativo. Área aproximada sugerida = 8 m² para cada ambiente.

- SALÃO / PISTA DE DANÇA
Principal ambiente da edificação. Ali serão desenvolvidas as atividades-fim da casa. Terá que comportar o público máximo, possuir piso adequado para dança, ter iluminação característica de ambientes dessa natureza.
Esse ambiente terá climatização artificial.
Área aproximada sugerida = 300 m²

-ÁREA DE MESAS
Local adjacente ao Salão/Pista de Dança, com capacidade para 80 pessoas sentadas.
Área aproximada sugerida = conforme distribuição das mesas e assentos.

-BAR
Local de venda de bebidas e tira-gostos. Ali trabalharão 4 pessoas que atenderão o público de forma direta ou por intermédio de garçons. Deverá possuir balcão com duas pias e espaço para equipamentos e estocagem de garrafas e louças. Esse ambiente deverá ser separado da área pública por outro balcão, sem espaço para assentos, destinado exclusivamente ao atendimento.
Área aproximada sugerida = 16 m²

-CABINE DE SOM / ILUMINAÇÃO
Local onde ficarão concentrados os equipamentos de som e de controle de iluminação. Ali trabalharão 2 funcionários, os quais necessitarão, para o satisfatório desempenho de suas atividades, de boa condição de visibilidade para o Salão / Pista de Dança.
Área aproximada sugerida = 8 m²

- SANITÁRIOS PÚBLICOS
Haverá sanitários (2) dotados de bacias, lavatórios e mictórios, destinados aos clientes. Seu posicionamento possibilitará acesso direto do salão, sem que seja violada a privacidade de seus usuários. Seus dimensionamentos deverão seguir a legislação municipal.
Área aproximada sugerida = conforme necessidades legais.

- SETOR ADMINISTRATIVO:
- ESCRITÓRIO ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO
É o ambiente no qual trabalharão 3 pessoas que cuidam da administração geral da boite, no que diz respeito à manutenção do prédio, gerenciamento de pessoal, cadastro de clientes, etc. Cada um trabalhará em uma mesa com um computador, e terá à sua disposição um armário baixo de três portas. Além desses móveis, haverá, também, um armário alto de seis portas para uso comum. Esse ambiente terá climatização artificial.
Área aproximada sugerida = 20 m²

- ESCRITÓRIO EXECUTIVO
É o compartimento onde será desenvolvida a direção geral da boite. Esse cargo, no nosso caso, será ocupado pelo proprietário da empresa, o qual possuirá em sua sala uma mesa de trabalho com espaço para computador, além de um armário baixo de três portas. Também será climatizado artificialmente.
Área aproximada sugerida = 10 m²

- SALA DA SEGURANÇA
Local de apoio para a equipe de segurança que atua na casa. Ali deverá haver uma mesa com o monitor do sistema de circuito fechado de televisão, o qual será operado por uma pessoa trabalhando sentada. O ambiente deverá possuir, também, sofá com capacidade para 3 lugares e um pequeno armário baixo com quatro portas. Esse compartimento será climatizado artificialmente.
Área aproximada sugerida = 10 m²

- SETOR DE SERVIÇOS:

- COPA PARA O BAR
Será o local de apoio físico para o Bar. Possuirá três freezers verticais, um balcão com dimensões suficientes para duas cubas de lavagem e preparo de drinks e tira-gostos. Deverá haver prateleiras e armários para guarda de materiais e utensílios que as atividades ali desenvolvidas requeiram.
Área aproximada sugerida = 12 m²

- DEPÓSITO GERAL
Local onde serão armazenados materiais de natureza diversa.
Área aproximada sugerida = 4 m²

- DEPÓSITO DE BEBIDAS
Local onde serão armazenadas as bebidas a serem consumidas na casa. Deverá haver acomodações para caixas, garrafas, latas e barris de chope. O ambiente poderá possuir, também, um freezer horizontal.
Área aproximada sugerida = 10 m²

- SANITÁRIOS PARA FUNCIONÁRIOS
Os dois sanitários destinados aos funcionários serão compostos cada um por dois boxes fechados, um para chuveiro e outro para bacia, dois lavatórios e área para vestiário com armários metálicos de seis lugares. O sanitário masculino possuirá, também, um mictório individual.
Área aproximada sugerida = conforme necessidades dos aparelhos sanitários.

- LIXO
Esse ambiente é, acima de tudo, uma exigência legal. Destina-se ao armazenamento dos resíduos sólidos até o momento de sua coleta pelo serviço público e será ligado diretamente ao exterior da edificação.
Área aproximada sugerida = 4 m²

A Boite deverá possuir acessos para público e para serviços totalmente distintos e independentes, para que possam ser utilizados de forma simultânea sem nenhum tipo de prejuízo para eles.
O dimensionamento dos estacionamentos, tanto para público quanto para serviços, deverá seguir a Lei Municipal vigente.
Apesar de que a maioria dos ambientes será climatizada artificialmente, o conforto ambiental térmico deverá ser um dos principais determinantes projetuais, já que fazer o sistema de condicionamento de ar funcionar sem excessivos gastos de energia é também parte fundamental do planejamento financeiro da empresa.
Especial atenção deverá ser dada à adequação da edificação para o uso de portadores de necessidades especiais, eventualmente integrantes do quadro de funcionários da empresa ou de seu público consumidor. Estacionamentos, acessos, circulações, sanitários e demais espaços não poderão oferecer obstáculos nesse aspecto.
A feição externa da edificação deverá ser expressiva, pois terá papel fundamental como atratora de público.
O terreno onde a Boite será construída é retangular, plano e regular, e mede 30.00 m x 70.00 m.
É importante observar que a Lei do Uso do Solo em vigor na cidade deverá ser rigorosamente obedecida.