segunda-feira, 17 de junho de 2013

Projeto III / 2013 - Instruções para a entrega do Trabalho 01

Alunos, deverão ser entregues os seguintes desenhos, arrumados em pranchas, todos cotados e especificados interna e externamente:

- Plantas Baixas;
- Plantas Baixas com Lay-out;
- Planta de Cobertura;
- Planta de estrutura de sustentação da cobertura;
- 4 cortes;
- 4 fachadas;
- Planta de locação e situação;
- Maquete eletrônica.

Todo o trabalho poderá ser entregue em arquivos eletrônicos, inclusive a maquete. Não há necessidade de plotagem, basta entregar um CD ou DVD com o material.
Para aqueles que preferirem entregar o trabalho desenhado à mão, o produto é o mesmo, à exceção da maquete eletrônica, a qual deverá ser substituída por 3 perspectivas externas, com diferentes pontos de observação.
 
Cliquem aqui para fazer o download da Planilha de Avaliação do Trabalho 01 - Escritório de arquitetura.

sábado, 15 de junho de 2013

Projeto III / 2013 - Tema 02 - Centro de Educação Ambiental - Material para o exercício projetual

A edificação a ser projetada terá como objetivo abrigar um centro de educação ambiental para a cidade de Belém, Pará. Instituições dessa natureza são espaços destinados, fundamentalmente, à disseminação de processo e prática de educação ambiental. Há, segundo a Rede Brasileira de Centros de Educação Ambiental – Rede CEAs, diversos tipos de centros, com diferentes objetivos específicos e variadas propostas de atuação (ver http://www.redeceas.esalq.usp.br/tipologia.htm). O exercício projetual aqui submetido tratará de um CEA Classe 1, de vocação conservacionista, destinado à sensibilização e reflexão dos problemas ambientais.

O público alvo do CEA será o alunado das redes pública e privada, de ensino fundamental e médio. A principal proposta pedagógica é reunir, diariamente, turmas de visitantes com 50 alunos para cumprir jornada ininterrupta de 10 horas de atividades que envolvem palestras, seminários, pesquisas, oficinas, experiências, encontros, visitas orientadas, trilhas ecológicas, jogos de compartilhamento com a natureza, exposição interativa, e alimentação, entre outras.

A boa funcionalidade do futuro prédio será condição essencial para o sucesso do empreendimento e o correto inter-relacionamento entre seus setores, divididos em ADMINISTRATIVO, PEDAGÓGICO, APOIO e SERVIÇOS, não poderá ser negligenciado. Esses setores deverão funcionar de forma independente, sem que haja conflitos de fluxos de circulação nem interferência de funções, e serão constituídos dos seguintes ambientes:

- SETOR ADMINISTRATIVO:

- RECEPÇÃO
Compartimento destinado ao controle de entrada e saída do centro. Ali trabalharão, a cada turno, 1 ou 2 pessoas, exercendo suas atividades em um balcão de atendimento. Nesse local funcionará, também, uma ambiente de espera para 10 visitantes. Será, ainda, um ponto de informações gerais sobre o centro.

- SECRETARIA
Ambiente no qual trabalharão 2 pessoas que cuidam da administração geral do centro, no que diz respeito ao agendamento e cadastro de visitantes, gerenciamento de pessoal, manutenção do prédio etc. Cada um trabalhará em uma mesa com um computador, e terá à sua disposição um armário baixo de três portas. Além desses móveis, haverá, também, um armário alto de seis portas para uso comum.

- DEPÓSITO DE MATERIAL DE EXPEDIENTE
Local para guarda de materiais de uso cotidiano, sobretudo aqueles empregados pelas atividades realizadas na secretaria. Ali serão armazenados papéis, canetas e afins, além de materiais e utensílios de informática também. Eventualmente poderá ser usado como arquivo para documentos de necessária manutenção, porém de importância relativa para o funcionamento do centro. Estantes abertas e armários são os móveis que compõem o compartimento aqui tratado.

-SALA DA DIREÇÃO
Sala destinada à direção do centro, na qual trabalhará uma pessoa. Além do posto de trabalho (uma mesa com computador e espaço para impressora e outros periféricos), ali deverá existir uma pequena mesa de reuniões, uma armário alto com 4 portas, uma poltrona e um sofá de dois lugares.

- LAVABO DA DIREÇÃO
Sanitário privativo, dotado de uma bacia e um lavatório. Deverá ser acessado exclusivamente através da sala da direção.

-SANITÁRIOS PARA PROFESSORES/MONITORES
Sanitários separados para cada gênero (masculino e feminino), dotados de uma bacia e um lavatório, destinados aos professores/monitores. Seus posicionamentos deverão possibilitar acesso facilitado de todos os ambientes frequentados pelos usuários, sem que sejam violadas suas privacidades.


- SETOR PEDAGÓGICO:

-SALA DE AULA/AUDITÓRIO
Sala com capacidade para 50 lugares, além de espaço para professores e monitores. Seu mobiliário deverá permitir diferentes arrumações para possibilitar a realização de variadas dinâmicas de grupo. Ali poderá haver, por exemplo, aulas teóricas, palestras e discussões coletivas, com a projeção de audiovisuais e demais outros recursos característicos de eventos dessa natureza.

-LABORATÓRIO
Espaço destinado à realização de experiências educativas. Será constituído de duas bancadas fixas centrais com capacidade, cada uma, para o uso simultâneo de 27 pessoas. Deverá possuir, também, bancadas periféricas com 4 cubas tipo cozinha, além de 5 metros lineares de armários altos para guarda de objetos diversos.

-BIBLIOTECA
Biblioteca destinada, preferencialmente, aos participantes dos eventos promovidos pelo centro, nos quais serão desenvolvidas, dentre outras, atividades de pesquisa. A área reservada para o acervo (analógico e digital), deverá possuir, pelo menos, 10 metros lineares de estantes com configuração variada. O local para consultas deverá possuir capacidade para receber uma turma inteira de visitantes (50 pessoas), os quais terão às suas disposições mesas para consultas e 25 terminais de computadores. Além dos ambientes para o acervo e as consultas, a biblioteca terá, ainda, uma pequena sala para o(a) bibliotecário(a), dotada de mesa de trabalho com computador.

-SALA DOS PROFESSORES/MONITORES
Local no qual serão planejadas e discutidas as atividades específicas do centro. O ambiente terá a configuração de uma sala de reuniões, com mesa para acomodar 12 pessoas, além de armário alto com 4 portas.

-SANITÁRIOS DOS VISITANTES
Sanitários, separados para cada gênero (masculino e feminino), dotados de chuveiros, bacias, lavatórios e mictórios, destinados aos visitantes. Seus posicionamentos deverão possibilitar acesso facilitado de todos os ambientes frequentados pelos visitantes, sem que seja violada a privacidade de seus usuários. Seus dimensionamentos deverão seguir a legislação municipal em vigor.


- SETOR DE APOIO:

-REFEITÓRIO
Local destinado à realização das refeições que fazem parte dos eventos promovidos pelo centro. Terá capacidade para 60 comensais acomodados em mesas coletivas.

- COZINHA
Cozinha destinada à produção de refeições leves, e, também, ao apoio do cotidiano do trabalho administrativo da instituição. O almoço servido nos eventos será preparado fora do centro, ficando a cargo dessa cozinha apenas o seu recebimento e a sua distribuição. Assim sendo, o ambiente terá bancadas para organização dos pratos e lavagens em geral, além de utensílios básicos como fogão, forno de micro-ondas, cafeteiras, bebedouros de garrafão de água, geladeiras e freezers. As partes superiores e inferiores das referidas bancadas poderão ser utilizadas como depósito para materiais de limpeza, materiais descartáveis e outros utensílios afins.

-DESPENSA
Caso seja considerado necessário, poderá haver uma pequena despensa para guarda de alimentos leves, consumidos sobretudo no apoio ao desenvolvimento de atividades administrativas do centro.

-SALA DE DESCANSO
Espaço destinado a funcionar como área de convivência, repouso e lazer para os visitantes. Ali deverá haver televisores, sofás e mesas de jogos diversos, por exemplo.


- SETOR DE SERVIÇOS:

-DEPÓSITO
Local onde serão armazenados materiais de natureza diversa (limpeza etc).

-ÁREA DE SERVIÇO
Ambiente destinado a serviços de natureza diversa, dotado de tanque duplo, máquina de lavar e secar roupas, bancada de trabalho com 2 metros de comprimento, além de espaço para atividades de manutenção em geral.

-SANITÁRIOS DE FUNCIONÁRIOS
Sanitários, destinados aos funcionários, separados para cada gênero (masculino e feminino), compostos cada um por dois boxes fechados, um para chuveiro e outro para bacia, dois lavatórios e área para vestiário com armários metálicos de dois lugares. O sanitário masculino possuirá, também, um mictório individual.

-LIXO
Esse ambiente é, acima de tudo, uma exigência legal. Destina-se ao armazenamento dos resíduos sólidos até o momento de sua coleta pelo serviço público e será ligado diretamente ao exterior da edificação.


O centro deverá possuir acessos para público/visitantes e para serviços totalmente distintos e independentes, para que possam ser utilizados de forma simultânea sem nenhum tipo de prejuízo para eles. 

O dimensionamento dos estacionamentos, tanto para público quanto para serviços, deverá seguir a Lei Municipal vigente.

Apesar de que alguns ambientes serão, de forma inevitável, climatizados artificialmente, o conforto ambiental térmico deverá ser um dos principais determinantes projetuais, já que fazer o sistema de condicionamento de ar funcionar sem excessivos gastos de energia é parte fundamental da filosofia da instituição e dos ensinamentos que ali professa.

Especial atenção deverá ser dada à adequação da edificação para seu uso por pessoas com deficiência física, eventualmente integrantes do quadro de funcionários do centro ou de seus visitantes. Estacionamentos, acessos, circulações, sanitários e demais espaços não poderão oferecer obstáculos nesse aspecto.

O programa deverá ser desenvolvido em dois pavimentos, não havendo necessidade do uso de sistemas mecânicos de circulação vertical, além daqueles obrigatórios para atender às pessoas com deficiência física.

A feição externa da edificação deverá ser expressiva, pois terá papel fundamental como manifesto da espírito da instituição que abriga. O uso de telhas cerâmicas é obrigatório.

É importante observar que a Lei do Uso do Solo em vigor na cidade deverá ser rigorosamente obedecida.
 


Abaixo, quadro resumo do enquadramento do projeto do CEA na Lei do Uso do Solo de Belém.
 

 
Clique aqui para acessar e fazer o download dos slides com o passo-a-passo do enquadramento acima resumido.