domingo, 15 de novembro de 2009

Questões que auxiliam a montagem de um Programa de Necessidades

Alunos, abaixo algumas perguntas que, respondidas com clareza, ajudam bastante na montagem de um Programa de Necessidades.
  • A que se destina a futura edificação ? Qual o uso do futuro prédio?
  • Quais as atividades que deverão ser desenvolvidas no futuro prédio?
  • Quais os ambientes o futuro prédio deverá possuir para abrigar as necessidades de seu funcionamento?
  • Como se podem ser agrupados os ambientes destinados a atividades afins?
  • Esses conjuntos de ambientes constituem setores? Quais são eles?
  • Quais as relações de compatibilidade ou incompatibilidade existente entre os setores ou ambientes?
  • Qual a área necessária para cada ambiente?
  • Quantas pessoas utilizarão permanentemente cada ambiente?
  • Qual o mobiliário necessário em cada ambiente?
  • Quais as instalações (elétricas, lógicas, telefônicas, de sonorização, de televisão, hidro-sanitárias etc) necessárias em cada ambiente?
  • Existem ambientes com necessidades de configuração física e/ou locacional especiais para seus funcionamentos?
  • Em caso afirmativo, quais são esses ambientes e que necessidades são essas?
  • Quais os ambientes cujas atividades envolvem acesso de pessoas externas ao futuro prédio?
  • Qual o local destinado à construção do futuro prédio?
  • Qual a infra-estrutura disponível para atender o futuro prédio (energia, água, esgoto etc)?
  • Quais os parâmetros que as legislações urbanísticas estabelecem para a situação?
  • Quais os recursos financeiros disponíveis para a construção do futuro prédio?

domingo, 8 de novembro de 2009

Projeto II/2009 - Tema 02

Perfil da Família para a qual será projetada uma casa térrea...

Família constituída por 4 pessoas

Casal de professores universitários com duas filhas

Pai – Engenheiro, 50 anos, passa, em média, 8 horas por dia fora de casa, em atividades da universidade e eventuais serviços de consultoria em sua área. Em casa tem como atividades individuais leitura, TV e afins, além dos cotidianos trabalhos ligados à sua profissão. Possui biblioteca de 400 volumes e computador.

Mãe – Bióloga, 52 anos, passa, em média, 10 horas por dia fora de casa, em atividades da universidade. Em casa, passa a maior parte do tempo em estudos e pesquisas. Possui biblioteca de 1000 volumes e computador com periféricos diversos (impressora, scanner etc).

Filha – 20 anos, estudante de direito, em casa está sempre em seu quarto estudando, ou em atividades de lazer (TV, música etc).

Filha – 10 anos, estudante do nível fundamental, usa seu quarto apenas para dormir, passando o resto do dia desenvolvendo atividades por todos os cômodos da casa. Estudante de música (piano).


Informações gerais

- A família possui 03 carros;
- A família tem como contratada uma senhora que faz a limpeza, a comida e a lavagem de roupas. Uma vez por semana as roupas são passadas por uma diarista. Eventualmente é contratado um faxineiro para limpeza mais pesada;
- As compras são realizadas mensalmente;
- A família não faz as refeições em conjunto, exceto nos finais de semana;
- Pouquíssimas atividades sociais são realizadas na casa;
- Não há preferência por formas ou materiais;
- O terreno possui 20 x 50, é plano e regular.