segunda-feira, 30 de março de 2009

Leiam Repertório, Análise e Síntese, de Antônio T. Reis

Alunos, leiam Repertório, Análise e Síntese: Uma Introdução ao Projeto Arquitetônico, escrito pelo Prof. Antônio T. Reis, da UFRGS.

Em texto extraído de http://www.camaradearquitetos.com.br/links/bibli_arquiteto.htm#
o livro "...apresenta informações indispensáveis sobre o repertório mínimo para a análise e a síntese projetual, em que a composição e a configuração espacial possibilitam o adequado desenvolvimento das atividades previstas para o espaço considerado.
Este é um livro não só para estudantes de graduação como para todos aqueles interessados na construção da forma arquitetônica.
Texto das orelhas
Repertório, análise e síntese: uma introdução ao projeto arquitetônico, de Antônio Tarcísio Reis, é resultado de pesquisas e de experiências didáticas. Sustenta a seleção de determinados conceitos como parte de um repertório arquitetônico básico para o graduando em arquitetura. Possibilita uma análise do objeto e do espaço e a sua inserção no contexto urbano de aspectos que afetam a percepção, a cognição, as atitudes e comportamentos dos diferentes usuários com relação às formas e espaços de vivências. Aqui o estudante de arquitetura poderá encontrar tanto uma ferramenta como um guia prático e objetivo para suas pesquisas e projetos.
Os conceitos abordados foram organizados com vistas a propiciar ao aluno uma assimilação mais simples. Por razões didáticas, que incluem o nível de complexidade de representação do objeto e do espaço arquitetônico e a relação existente entre cada conceito considerado e a representação arquitetônica, em termos de clareza na identificação de determinado conceito, optou-se pela associação dos conceitos a três formas de representação do objeto e do espaço arquitetônico, ou seja: fachadas, plantas baixas e volume.
Esta categorização tem sido adequada em termos didáticos, já que a sua aplicação tem possibilitado o desenvolvimento da capacidade de observação da análise da forma e do espaço arquitetônico pelo aluno, através da identificação e estudo de exemplares que representam os conceitos abordados, assim como o desenvolvimento da sua capacidade de síntese, por meio da elaboração de projetos que envolvem tais conceitos.
Dentro do estado de arte do conhecimento e do objetivo deste livro, os aspectos a comporem o repertório de conceitos relevantes para a formação do estudante de arquitetura, são acompanhados de considerações acerca de seus efeitos sobre a percepção, cognição e comportamentos dos usuários de determinado espaço."